A Brasileira Inah Canabarro Lucas nasceu em 8 de junho de 1908
A americana/espanhola Maria Branyas Morera, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, faleceu nesta terça-feira, aos 117 anos. Com sua morte, o título de pessoa mais velha viva passa agora para Tomiko Itooka, do Japão. Em segundo lugar está a freira brasileira Inah Canabarro Lucas, de 116 anos e 74 dias.
A Vida e a Longevidade da Brasileira
Inah Canabarro Lucas nasceu em 8 de junho de 1908, na cidade de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul. Atualmente, o LongeviQuest, um dos principais bancos de dados sobre longevidade no mundo, considera Inah a pessoa mais velha viva no Brasil.
A freira Brasileira iniciou sua vida religiosa no Uruguai, onde viveu até 1930. Após esse período, retornou ao Brasil para dar aulas em uma escola na Tijuca, no Rio de Janeiro. Em 2021, aos 112 anos, Inah fez história ao se tornar uma das pessoas mais idosas a receber a vacina contra a Covid-19.
Quem é Tomiko Itooka, a Nova Pessoa Mais Velha do Mundo?
Com a morte de Maria Branyas Morera, Tomiko Itooka, que nasceu em 23 de maio de 1908, portanto, assume o posto de pessoa mais velha do mundo. Além disso, Itooka é conhecida por sua paixão por escalada e, por isso, já subiu o Monte Ontake, no Japão, duas vezes, uma montanha com mais de 3 mil metros de elevação. Mesmo aos 100 anos, no entanto, ela desafiou as expectativas ao subir os degraus do Santuário Ashiya sem o auxílio de uma bengala.
Tomiko Itooka teve quatro filhos e é viúva desde 1979. Sua vitalidade e longevidade são um testemunho impressionante de sua vida ativa e saudável.
A História de Maria Branyas Morera
María Branyas Morera nasceu em 4 de março de 1907 na Califórnia, nos Estados Unidos. Mas sua família, de espanhóis, decidiu voltar para a Espanha oito anos depois. Desde então, ela vivia na região da Catalunha, no noroeste do país europeu. Ela foi oficialmente reconhecida como a pessoa mais velha do mundo em janeiro de 2023 pelo Guinness World Records.