• https://stream.loopert.com/229
  • 106 FM

Alertas de Emergência: Novo sistema entra em operação até Dezembro

O novo sistema de alerta de emergências deve entrar em operação até dezembro para todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A medida visa atender o período de maior incidência de chuvas no verão.

Até lá, a Defesa Civil testará o sistema em dez municípios brasileiros. As cidades foram escolhidas com base no histórico de desastres e na capacidade das defesas civis. O superintendente da Anatel, Gustavo Borges, divulgou essas informações em entrevista ao g1 e à TV Globo.

Como Vai Funcionar

O novo sistema emitirá alertas com sons e mensagens em formato pop-up nos celulares, que aparecerão na tela do aparelho. Gustavo Borges explicou que os usuários não precisarão se cadastrar para receber os alertas. Se o celular for compatível e estiver em uma área com cobertura 4G ou 5G, a mensagem chegará automaticamente.

A Defesa Civil operará o sistema, delimitando as áreas em risco e emitindo o sinal. Todos os celulares compatíveis dentro do perímetro receberão a notificação. Além disso, aparelhos comprados a partir de 2020 já são compatíveis com essa tecnologia.

Continuidade do SMS

A Defesa Civil continuará utilizando o SMS, embora o novo sistema use a tecnologia cell broadcast, que não requer cadastro. Borges destacou que reservarão o novo sistema para situações de alto risco. Ele afirmou: “O aviso gera muita atenção, então devemos usá-lo para momentos muito graves, com alta probabilidade de ocorrência.”

No final de 2022, a Anatel determinou que as operadoras implementassem o novo sistema. Claro, Tim e Vivo já concluíram a implementação. A agência, junto ao governo, está finalizando o plano de comunicação à população.

Sendo assim, a expectativa é que até novembro, o sistema esteja disponível para as defesas civis de todos os estados das regiões Sul e Sudeste, ajudando a prevenir desastres naturais com mais eficiência.