Animal Terrestre mais velho do Mundo completa 191 anos!

Em 2021, Jonathan recebeu o título de animal terrestre vivo mais antigo. Apesar da idade avançada, perde para o tubarão-da-Groenlândia em longevidade, que vive mais de 400 anos.

Tartaruga-gigante Jonathan em frente a Plantation House, onde reside desde 1882. — Foto: Reprodução

tartaruga-gigante-das-Seychelles “Jonathan”, considerada o quelônio mais velho do mundo, completou 191 anos, de acordo com o Guinness World Records. Segundo o livro dos recordes, estima-se que o animal tenha nascido em 1832, mas ele pode ser ainda mais antigo.

Além de ultrapassar a média de tempo de vida para a sua espécie, que é de 150 anos, ele recebeu em 2021 o título de animal terrestre vivo mais velho do mundo. Os quelônios incluem as tartarugas, cágados e jabutis.

Ao longo da sua vida, Jonathan passou por duas guerras mundiais, a Revolução Russa, oito monarcas britânicos e 40 presidentes americanos.

Apesar de sua idade avançada, ela ainda perde para o tubarão-da-Groenlândia em longevidade. O tubarão é considerado o animal vertebrado mais antigo do planeta, podendo viver por mais de 400 anos.

Tubarão da Groenlândia é visto no Caribe — Foto: Reprodução

Oficialmente, o nome da espécie de Jonathan é 🐢 Aldabrachelys gigantea hololissa, popularmente chamada de tartaruga-gigante-das-Seychelles – embora ele seja um jabuti, réptil terrestre.

Em 1882, ele foi trazido do arquipélago no Oceano Índico para a ilha de Santa Helena, território britânico no Atlântico Sul.

O animal mora na Plantation House, residência oficial do governador da ilha.