Nesta sexta-feira (19), um apagão cibernético global impactou diversos setores, incluindo empresas aéreas, telecomunicações e finanças, em muitos países. Usuários da Microsoft foram os mais afetados, segundo agências internacionais.
Impacto Global e Primeiras Informações sobre o apagão
A Austrália informou que o incidente está relacionado a um problema global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike. A empresa confirmou falhas no sistema operacional Windows, especialmente no sensor “Falcon”.
Afetações e Suspensões
A ABC relatou que voos da American Airlines, United e Delta foram suspensos. Problemas ocorreram na Austrália, Holanda, Panamá, Reino Unido e Alemanha. No Reino Unido, serviços ferroviários e de telecomunicações foram interrompidos, enquanto o canal Sky News saiu do ar devido a dificuldades nas transmissões ao vivo.
Autoridades e Respostas
A autoridade nacional de cibersegurança da Austrália anunciou que várias empresas foram afetadas por um “apagão técnico em larga escala”. O governo destacou a necessidade de fortalecer as medidas de segurança.
O Papel da CrowdStrike
A CrowdStrike fornece serviços de cibersegurança para grandes empresas. Informações iniciais indicam que o apagão começou em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows da Microsoft.