Mais de 155 milhões de eleitores votarão nas eleições municipais em outubro. Para garantir a transparência do processo eleitoral, a Justiça Eleitoral oferece uma ferramenta essencial: o aplicativo Pardal, que já está disponível para receber denúncias de propaganda irregular.
A principal novidade deste ano é a inclusão da possibilidade de denunciar infrações nas campanhas online. Agora, o aplicativo tem um formulário específico para relatar irregularidades tanto nas ruas quanto na internet. Os usuários podem anexar provas, como fotos, áudios ou vídeos.
Além disso, o Pardal orienta sobre o que é permitido e o que é proibido em propagandas eleitorais, ajudando a evitar acusações infundadas.

Por exemplo, candidatos podem impulsionar publicações nas redes sociais e priorizar resultados de busca. As campanhas podem usar inteligência artificial para criar imagens e sons, desde que rotulem claramente o conteúdo como fabricado ou manipulado.
O aplicativo Pardal está disponível para download na Google Play e na App Store. As eleições ocorrerão nos dias 6 e 27 de outubro nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Os eleitores escolherão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de cinco mil municípios.