• https://stream.loopert.com/229
  • 106 FM

Bombeiros de SC concluem resgate no RS após 75 dias

Bombeiros militares de Santa Catarina realizaram uma missão exemplar no Rio Grande do Sul, resgatando 3.051 pessoas e 560 animais. A operação, que durou 75 dias, terminou nesta quinta-feira (18). O estado vizinho enfrentou severos temporais que causaram 182 mortes entre abril e maio.

Etapas da Missão

Em 1º de maio, a primeira equipe de resgate chegou ao Rio Grande do Sul. A missão, organizada pelo estado, enfrentou grandes desafios. Muitos resgatados esperavam ajuda em telhados e árvores. Os últimos bombeiros completaram a missão na segunda-feira (15). Assim, a operação foi concluída com sucesso.

Além dos resgates, as equipes encontraram 21 vítimas fatais durante os trabalhos.

Operação em duas fases

A primeira fase concentrou-se no resgate de pessoas e animais vivos. Usaram embarcações nas áreas alagadas e viaturas, além de drones, nas regiões atingidas por deslizamentos. Já a segunda fase focou em buscar vítimas arrastadas pelas enxurradas ou deslizamentos. Ações ocorreram com a ajuda de binômios (bombeiro e cão de busca).

Apoio Aéreo e Recursos

O serviço aeromédico, em colaboração com o Samu Aeromédico e o Hemosc, foi essencial. Foram realizados dois voos para transportar bolsas de sangue e medula óssea. Um voo saiu de Florianópolis e outro de Joaçaba. Além disso, socorristas realizaram o transporte aeromédico de pacientes.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina enviou diversos recursos para a operação, incluindo 165 bombeiros, 28 cães de busca, 54 viaturas, 40 embarcações, 19 motores de popa, 2 caminhões, 1 Auto Posto Comando, 1 mini-escavadeira e 1 quadriciclo.

O coronel Fabiano Bastos das Neves, comandante-geral do CBMSC, elogiou a eficiência das equipes. “Nossa experiência em desastres naturais foi vital para a resposta eficaz a este evento,” afirmou.