• https://stream.loopert.com/229
  • 106 FM

Paralimpíadas e Olimpíadas: Catarinense faz história!

O esporte de Santa Catarina viveu um dia histórico nesta terça-feira, dia 4 de junho. Bruna Daniel, de Criciúma, será a primeira da história do Brasil a disputar uma edição de Paralimpíadas e de Jogos Olímpicos, marcando presença em Paris. A Confederação Brasileira de Tênis Mesa convocou a atleta nesta terça.

Na modalidade paralímpica, a catarinense tem medalhas nas edições do Rio de Janeiro em 2016 (dois bronzes) e em Tóquio 2021 (bronze).

Antes da convocação para as Olimpíadas, Bruna Daniel já havia atingido um feito histórico no ano de 2023, quando se tornou a primeira atleta paralímpica a disputar os Jogos Pan-Americanos, realizados em Santiago no Chile e na ocasião conquistando uma honrosa medalha de prata.

Paralimpíadas

As Paralimpíadas começaram em 1960, em Roma, como uma competição global para atletas com deficiências. Desde então, tornaram-se um evento esportivo de prestígio.
O evento inicial contou com 400 atletas de 23 países. Durante as décadas seguintes, as Paralimpíadas cresceram significativamente em tamanho e importância.
Hoje, elas atraem milhares de atletas de todo o mundo. Além disso, essas competições destacam as habilidades e a perseverança dos atletas paralímpicos. Elas também promovem a inclusão e a igualdade no esporte. Com isso, inspiram milhões de pessoas, mostrando que barreiras podem ser superadas.
As Paralimpíadas ocorrem a cada quatro anos, assim como as Olimpíadas.
A cada edição, o evento ganha mais visibilidade e respeito, consolidando-se como um dos principais eventos esportivos do mundo.
Assim, elas proporcionam uma plataforma global para o reconhecimento das conquistas esportivas dos atletas com deficiências.