Calor e temporais com granizo marcam o tempo em SC nesta terça

Santa Catarina enfrenta calor e a possibilidade de pancadas de chuva e temporais com granizo na tarde e noite desta terça-feira (19). A temperatura estará elevada e o ar abafado. As condições são resultado da convecção isolada associada ao aquecimento e áreas de baixa pressão que prevalecem sobre o Estado.

O Estado amanhece sob predominância de sol entre nuvens. Contudo, ainda no final da manhã, a proximidade de instabilidades atmosféricas, combinadas ao calor e umidade, desencadeia temporais com chuvas pontualmente intensas, rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo.

Esses eventos iniciam-se nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul e avançam em direção ao Norte de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, o risco é considerado moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.

No período da tarde, as temperaturas se mantêm elevadas, com valores na casa dos 34°C em todo o Litoral e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, as temperaturas variam entre 30°C e 33°C no Grande Oeste e Planalto Norte.

Planalto Norte:

  • Temperatura Mínima: 17.2°C
  • Temperatura Máxima: 33.6°C
  • Condição do Tempo: Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite