Calor intenso segue em SC

O calor intenso que marcou a semana em Santa Catarina deve continuar pelo menos até segunda-feira (18), informou a Defesa Civil. As temperaturas máximas devem chegar aos 30°C em todo o estado e superar os 35°C no litoral e Oeste.

A Defesa Civil alertou para o risco de insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

O aparecimento das altas temperaturas no estado está relacionado ao fluxo de calor vindo da região Norte do Brasil.

Previsão

Para esta sexta (15), a previsão da Defesa Civil indica o predomínio do sol, o que favorece a manutenção das altas temperaturas. Entre a tarde e a noite, o forte calor combinado à aproximação de uma frente fria que se desloca pelo Rio Grande do Sul pode causar pancadas de chuva e temporais isolados nas áreas próximas ao estado gaúcho.

No sábado (16), o sol deve predominar pela manhã. Entre a tarde e a noite, retornam as condições para as pancadas de chuva e temporais isolados, desta vez em todas as regiões.

Pode haver rajadas de vento de até 50 km/h nas áreas mais altas do estado, no Sul e na Grande Florianópolis. O vento deve ser de Nordeste a Noroeste.

A tendência para domingo (17) e segunda é de nebulosidade mais presente. Porém, o sol ainda deve predominar em alguns momentos. Deve haver condições para pancadas de chuva em todas as regiões por causa do calor.

Recomendações

A Defesa Civil divulgou orientações para evitar problemas nos dias de calor intenso:

  • Evite a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Mantenha-se hidratado;
  • Use protetor solar;
  • Atenção especial com crianças, idosos e pessoas com doenças cardiorrespiratórias.