Canoinhas confirma foco de dengue.

A Prefeitura de Canoinhas confirmou o primeiro foco de dengue de 2024 e desde ontem quarta-feira, 20 já está fazendo vistoria nos imóveis ao redor, num raio de 300 metros.

A Prefeitura pede muita atenção ao receber os agentes que deverão estar identificado. Os profissionais chegarão sempre com camiseta com identificação da prefeitura, crachá, carro ou moto com o brasão da prefeitura de Canoinhas; estarão com material de campanha e para coleta de amostras.

Somente neste ano foram inspecionados mais de 150 imóveis e mais de 1000 visitas nas armadilhas. São 161 armadilhas espalhadas por  55 pontos estratégicos na cidade..

O Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

Canoinhas já registra cinco casos confirmados de dengue. “São pessoas que possuem histórico de viagem”, salienta bióloga Cristina Brandes Grosskopf.. Há outros dois em investigação (um para dengue, um para chikungunya).

Rio Negrinho recentemente confirmou transmissão autóctone, quando a transmissão ocorre na região, no município: “isso acende o alerta em todo o Planalto Norte. Estamos com o vírus na nossa região”, ressalta a bióloga.