CLIMA EM SC: Como fica o começo do Mês?

Clima deve seguir a tendência do fim de março e a semana se inicia com previsão de tempo nublado e episódios de chuva em Santa Catarina. As temperaturas devem permanecer amenas durante as manhãs de segunda (1º) e terça-feira (2), mas tendem a se elevar no decorrer da tarde.

Na segunda-feira, o dia se inicia com maior presença de nuvens no estado. A partir do final da manhã são esperadas pancadas de chuva e temporais isolados e eventual queda de granizo. Os eventos se iniciam pelo Oeste e se estendem para outras regiões ao longo do dia.

A Defesa Civil alerta para um risco baixo a moderado de ocorrências como alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores, além de possíveis danos na rede elétrica. Os ventos variam entre Nordeste e Noroeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas, principalmente no oeste catarinense.

As temperaturas mínimas oscilam entre 18 e 23°C no Oeste, Extremo Oeste e Litoral, enquanto nas demais regiões variam de 12 a 16°C. À tarde, as máximas chegam a cerca de 30°C em todo o estado, com valores superiores no Extremo Oeste e Litoral.

Clima na Terça

Na terça-feira (2), a frente fria se afasta de Santa Catarina, mas o tempo continua instável, com muitas nuvens e chance de chuva isolada, principalmente do Centro ao Leste do estado, acompanhada por trovoadas à tarde, devido a um sistema de baixa pressão. Risco baixo para ocorrências relacionadas a trovoadas.

O vento muda de direção, passando de Noroeste para Sul, com intensidade fraca a moderada e rajadas entre 45 e 60km/h no momento da mudança. As temperaturas mínimas variam entre 13 e 16°C no Meio-Oeste e Planaltos, e entre 17 e 21°C nas demais áreas. À tarde, as máximas ficam entre 28 e 30°C na maioria das regiões, exceto no Planalto Sul e Litoral Sul, onde o vento mantém as temperaturas mais amenas. A agitação marítima aumenta ao longo do dia, com ondas de sul/sudeste entre 1,5 e 2 metros.