Consumo de energia vai subir 9,4% na temporada de verão em SC, prevê Celesc

A chegada do verão em Santa Catarina será responsável pelo aumento de 9,4% no consumo de energia elétrica, estima a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). A projeção, segundo concessionária responsável pelo serviço, representa o aumento de 524,08 megawatt.

Esse número é equivalente a energia que atende as regiões do Planalto e Meio-Oeste juntas durante o restante do ano. Além de mais visitantes, a elevação no consumo ocorre por conta das altas temperaturas.

Um dos principais destinos de verão do estado é Florianópolis que, segundo a prefeitura, terá o incremento de 2,5 milhões de turistas entre dezembro de 2023 até março de 2024. Já em Balneário Camboriú, cidade turística do Litoral Norte, são esperados 2 milhões de visitantes.

Além da energia, é esperado também a elevação no consumo de água na temporada. Por isso, ao longo de 2023 o setor hídrico criou estruturas para aumentar em 10,1 milhão a reserva de água no estado, conforme a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

Os reservatórios foram instalados em cidades do litoral catarinense e o investimento poderá “atender um aumento no verão de 10% em relação ao consumo da última temporada”, explicou o órgão.