Gripe: Dia D da Vacinação é Sábado!

Sabadão, dia 13, marca o Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe em Santa Catarina. Todas as cidades vão abrir os postos de vacinação para atender os grupos prioritários. No entanto, até agora, apenas 15,46% do público-alvo se vacinou. Notavelmente, os grupos de puérperas e crianças de 6 meses a 5 anos são os menos vacinados até o momento. A Secretaria de Saúde espera aumentar essa cobertura no Dia D, buscando alcançar a meta recomendada de 90% pelo Ministério da Saúde.

O Dia D é uma ótima oportunidade para você, pai e mãe, que trabalham durante a semana levarem seus filhos para vacinar. Em muitas cidades, além da vacina da gripe, estão disponíveis outras vacinas, como as da Covid-19, tétano e dengue.

A campanha de vacinação continua até 31 de maio em todo o estado. A vacina oferecida previne os principais vírus influenza presentes no Brasil. É importante lembrar que a proteção só acontece algumas semanas após a aplicação da dose, então é essencial se vacinar o mais rápido possível.

Os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a 6 anos, profissionais de saúde, gestantes, idosos, entre outros. Além disso, um boletim epidemiológico mostrou que, em 2024, Santa Catarina já registrou 256 casos graves de gripe, com 19 mortes.