Dia da Pizza: Uma Celebração Deliciosa e Tradicional

Hoje, 10 de julho, é celebrado o Dia da Pizza no Brasil, uma data especial que homenageia uma das iguarias mais queridas do mundo. A história da pizza é rica e saborosa, assim como a própria. Vamos explorar a origem desta delícia, o motivo da comemoração e qual é a pizza mais consumida no Brasil.

A História da Pizza

A pizza, como conhecemos hoje, tem suas raízes na Itália, mais especificamente em Nápoles, no século 18. No entanto, sua história é ainda mais antiga. Registros indicam que os egípcios, gregos e romanos já preparavam uma espécie de pão achatado com diferentes coberturas. A pizza moderna começou a ganhar forma quando os napolitanos começaram a adicionar tomates e, posteriormente, queijo mozzarella, criando a clássica Margherita, em homenagem à Rainha Margherita de Savóia.

Por Que 10 de Julho?

O Dia da em si foi instituído em 1985 pelo então secretário de turismo de São Paulo, Caio Luiz de Carvalho. A escolha da data se deu após um concurso estadual que elegeu as 10 melhores receitas de pizza margherita e mussarela. Desde então, 10 de julho se tornou um dia para celebrar e saborear essa iguaria.

Mais Consumida no Brasil

No Brasil, a pizza ganhou variações e sabores únicos, adaptando-se ao paladar local. Entre todas as variedades, a pizza de mussarela é a mais consumida. Simples, mas deliciosa, ela é a base para muitas outras criações. Em seguida, destacam-se as pizzas de calabresa e portuguesa, que também são favoritas entre os brasileiros. As pizzarias brasileiras não economizam na criatividade, oferecendo desde sabores clássicos até combinações inusitadas como pizza de brigadeiro e de frango com catupiry.