Dia do Chimarrão a história e benefícios dessa tradição!

A escolha do dia 24 de abril para celebrar o chimarrão assim como o dia do churrasco, é uma homenagem a fundação do primeiro Centro de Tradição Gaúcha do mundo – O CTG 35 foi fundado em Porto Alegre no Colégio Júlio de Castilhos em 24 de abril de 1948.

brasão CTG
Brasão do 35 CTG / Divulgação
Benefícios do Chimarrão

Além de seguir a tradição, tomar chimarrão pode trazer uma série de benefícios à saúde, segundo especialistas. É fonte de nutrientes como vitamina B1, B6, C, D, E e minerais como ferro, fósforo potássio e manganês. Um estudo do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul concluiu que o chimarrão ainda pode reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).

A bebida possui antioxidantes que combatem os radicais livres além de prevenir também o envelhecimento celular e doenças como o câncer. Outro benefício do chimarrão é a presença de cafeína, que tem efeito termogênico, e, portanto, contribui para acelerar o metabolismo.

Produção de Erva-Mate no Planalto Norte

Desde 2022 a Erva-mate do Planalto Norte Catarinense tem Indicação Geográfica (IG) na categoria Denominação de Origem (DO).

Selo de denominação de origem

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) confere o registro de Indicação Geográfica a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem. Isso lhes atribui reputação, valor e identidade própria, além de distingui-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado.

Erva-Mate