Dia do Cinema Nacional: Confira filmes disponíveis por streaming

19 de junho é o Dia do Cinema Nacional, esse dia em 1898 marcou as primeiras filmagens cinematográficas no Brasil. Nesse ano, o italiano Affonso Segretto voltou ao Rio de Janeiro após uma temporada em Nova York, trazendo equipamentos para produzir curtas-metragens, chamados de “vistas”.

Ele começou a filmar antes mesmo de desembarcar: a bordo do navio Brèsil, registrou a chegada, no filme “Vista da Baía da Guanabara”.

Dia do Cinema Nacional: Assista por Streaming

Central do Brasil (1998)

Central do Brasil

Um dos maiores clássicos do cinema brasileiro, que foi indicado em duas categorias do Oscar de 1999 (melhor filme estrangeiro e melhor atriz para Fernanda Montenegro), narra a saga de Dora. Dora é uma mulher que escreve cartas para analfabetos na estação de trens Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Quando uma de suas clientes tenta reaproximar o filho do pai, ela morre. Dora então acolhe a criança e decide partir em busca do homem que o menino nunca conheceu, disponível no Globoplay.

Cidade de Deus (2002)

Em 2004, mais um filme brasileiro concorreu ao Oscar. Foram quatro indicações inéditas para o Brasil: direção (Fernando Meirelles), roteiro adaptado (Bráulio Mantovani), montagem (Daniel Rezende)além disso, fotografia (César Charlone).
“Cidade de Deus”, respeitado no mundo todo e frequentemente citado em listas de melhores filmes de todos os tempos, ademais, pela imprensa de Hollywood, mostra a realidade violenta de uma favela do Rio de Janeiro. O protagonista Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre com talento para a fotografia, que registra o dia a dia da comunidade, disponível no Globoplay e na Netflix.

O Auto da Compadecida (2000)

Um dos maiores clássicos da televisão brasileira, “O Auto da Compadecida” encanta com sua mistura única de comédia e crítica social. A história gira em torno das aventuras de João Grilo e Chicó, dois amigos espertos que vivem em uma pequena cidade do sertão nordestino. Ao longo da trama, João Grilo e Chicó se veem envolvidos em situações hilárias enquanto buscam escapar das armadilhas e garantir sua sobrevivência no árido cenário nordestino, disponível na Globoplay e Prime Vídeo