No Brasil, muitos microempreendedores individuais e profissionais autônomos talvez não saibam, mas existe uma data especial dedicada a eles: o Dia do Comerciante. Essa data,comemorada em 16 de julho,homenageia uma das funções econômicas mais importantes do país.
Atividades Econômicas em Destaque
O comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios lidera o número de novos empreendimentos, com mais de 190 mil novas empresas abertas. Em seguida, o setor de vendas, com mais de 180 mil novas empresas, e cabeleireiros, manicures e pedicures, com 136.466 novos negócios. Esses números destacam a importância do comércio para o setor terciário da economia, mostrando seu papel fundamental em suprir as necessidades da população.
Origem do Dia do Comerciante
A Lei nº 2.048 criou o Dia do Comerciante em 1953. Eles escolheram a data em homenagem ao nascimento de José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, considerado o patrono do comércio no Brasil. José Maria promoveu significativamente o desenvolvimento e a independência do país, implementando políticas de bom relacionamento comercial e leis que beneficiavam os empreendedores.
Diferença entre Dia do Comerciante e Dia do Comerciário
Dia do Comerciante: Comemorado em 16 de julho, homenageia os proprietários de lojas e estabelecimentos comerciais, reconhecendo, portanto, sua importância na economia e no fornecimento de produtos e serviços.
Dia do Comerciário: Celebrado em 30 de outubro, é dedicado aos trabalhadores do comércio, como funcionários de lojas, supermercados e shoppings, reconhecendo, assim, seu esforço e contribuição para o funcionamento dos empreendimentos.
Aproveite o Dia do Comerciante para valorizar e incentivar o comércio local, contribuindo para o crescimento econômico do Brasil.