Nesta quinta-feira (7), o Brasil celebra o Dia do Radialista. A data reconhece os profissionais que entretem, informam e marcam o cotidiano dos ouvintes. A Lei nº 11.327, de 2006, instituiu oficialmente a data em tributo ao aniversário de Ary Barroso, compositor e radialista brasileiro, nascido neste dia em 1903. Ary Barroso contribuiu para a música nacional e ajudou a popularizar o rádio, inspirando muitas gerações de comunicadores.
O Dia do Radialista foi remarcado para 7 de novembro, mas também é comemorado em 21 de setembro. Em 1943, Getúlio Vargas criou uma lei que estabeleceu o salário base para a categoria, valorizando a profissão. Além das datas nacionais, os radialistas brasileiros se unem aos colegas do mundo todo para celebrar o Dia Mundial do Rádio, em 13 de fevereiro.
Desde o surgimento do rádio no Brasil, em 1922, esses profissionais atuam nos bastidores, garantindo que informações e entretenimento cheguem aos ouvintes de norte a sul do país. Mesmo após quase um século, o rádio continua sendo um dos meios mais acessíveis e populares entre os brasileiros. De fato, um estudo recente da Kantar IBOPE Media, lançado em 2024, revela que 79% da população consome rádio. Além disso, os ouvintes dedicam, em média, 3 horas e 55 minutos diários a esse meio.