• https://stream.loopert.com/229
  • 106 FM

Dia do Sorvete – Sabe quem inventou?

O sorvete é uma das sobremesas mais populares no Brasil e no mundo, apreciado em qualquer estação do ano. Não é à toa que, no dia 23 de setembro, celebramos o Dia do Sorvete, uma data que marca o início da primavera e foi criada para estimular o consumo dessa deliciosa iguaria, principalmente com a chegada do calor.

Com uma variedade infinita de sabores, texturas e formas de preparo ele se adapta a todos os gostos. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), cada brasileiro consumiu, em média, 4,99 litros de sorvete em 2022. Seja em massa, picolé, gelato ou frozen yogurt, o sorvete é uma sobremesa que nunca sai de moda.

Curiosidades e história do sorvete

A história do sorvete remonta a mais de 4 mil anos, quando os chineses o inventaram. Eles preparavam o doce gelado com uma mistura de leite de arroz e neve, um luxo que apenas as classes nobres desfrutavam. Somente séculos depois, o sorvete começou a se popularizar na Europa. Isso aconteceu quando o explorador Marco Polo trouxe as primeiras receitas de cremes gelados da China para a Itália, iniciando sua disseminação pelo continente.

No Brasil, o sorvete chegou em 1835, quando um navio americano desembarcou no Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo. Logo, a iguaria conquistou os paladares brasileiros. Além disso, acredita-se que o sorvete de pitanga era o favorito de Dom Pedro II, o que contribuiu para sua crescente popularidade no país.

Diferentes tipos

O sorvete é uma sobremesa versátil, que vai muito além da tradicional bola de sorvete de massa. Há opções como o gelato, o sorbet, o frozen yogurt e até mesmo as famosas paletas mexicanas. Cada uma dessas variações possui características únicas, como teor de gordura, açúcar e textura.

A ABIS destaca ainda que a produção de sorvete no Brasil é um setor importante da economia, gerando mais de 100 mil empregos diretos e movimentando um mercado de micro e pequenas empresas.