Dia Mundial do Doador de Sangue

Junho Vermelho: mês da conscientização para a doação de sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho. Por isso, no Brasil, o mês representa a campanha Junho Vermelho, dedicada a conscientizar e incentivar a população sobre a importância da doação de sangue.

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) destaca a importância dessa ação solidária, realizada de forma rápida e segura. Uma doação pode salvar até quatro vidas.

“A campanha motiva muitas pessoas a doarem sangue pela primeira vez. Além de sensibilizar a sociedade, ela também estimula quem já doou a retornar com as doações”, reforça Andréa Caldeira de Andrada Ferreira, 2ª vice-presidente do CRM-SC.

A campanha Junho Vermelho visa aumentar o número de doadores de sangue e garantir estoques adequados nos bancos de sangue do país. Isso é essencial para que os pacientes recebam os cuidados de saúde necessários, especialmente em emergências e para aqueles com condições crônicas que exigem transfusões regulares.

“A doação de sangue é um ato de generosidade que pode salvar vidas. É importante conscientizar as pessoas sobre a importância da doação regular de sangue para manter os estoques em níveis seguros e garantir que haja sangue disponível quando necessário”, finaliza Dra. Andréa.

Para saber como e onde doar sangue, acesse o site do Hemosc