Enem 2024: Inscrições Terminam Nesta Sexta-Feira

O prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às 23h59 desta sexta-feira, 14 de junho. Além disso, o prazo para pagamento da taxa de inscrição foi prorrogado até 19 de junho. Inicialmente, as inscrições se encerrariam na última sexta-feira, mas o período foi estendido para permitir que mais estudantes participem, especialmente aqueles do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que estudantes do Brasil inteiro têm mais uma semana para se inscrever na Página do Participante. Concluintes do ensino médio em escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição. Segundo o ministro, quase 100% dos alunos do último ano do ensino médio em estados como Alagoas, Amapá, Bahia e outros se inscreveram. No Rio Grande do Sul, mais de 70% dos alunos da rede pública estão inscritos.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar a Página do Participante no site do Enem. A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito. Mesmo os isentos precisam se inscrever para fazer a prova.

O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção. É também um requisito para programas governamentais como Sisu, Prouni e Fies. As provas serão aplicadas em dois domingos: 3 e 10 de novembro.

Passos para Inscrição

  1. Informe seus dados pessoais (CPF e data de nascimento).
  2. Preencha dados de contato (e-mail e telefone).
  3. Escolha o local da prova.
  4. Selecione a língua estrangeira (inglês ou espanhol).
  5. Crie um cadastro e senha no portal do governo.
  6. Verifique os dados e anexe uma foto.
  7. Confirme os dados e acompanhe a inscrição.

Datas Importantes

  • Inscrições: 27/5 a 14/6/2024
  • Pagamento da taxa: 27/5 a 19/6/2024
  • Provas: 3 e 10/11/2024
  • Gabarito: 20/11/2024
  • Resultado: 13/1/2025

Não perca essa oportunidade e garanta sua inscrição no Enem 2024!