Frente fria deve derrubar temperaturas em SC

Após uma semana de calorão, uma frente fria deve derrubar as temperaturas nesta quinta-feira (21) em Santa Catarina. A Defesa Civil alerta também para temporais.

Temperaturas

Com a entrada de ventos no quadrante Sul, as máximas devem ficar abaixo dos 20°C na noite de quinta.

A Defesa Civil alerta que essas mudanças bruscas de temperatura podem ser prejudiciais à saúde, com potencial de agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares. O órgão recomenda cuidado com a população mais vulnerável, como idosos, crianças e enfermos.

Tempo nublado no céu sobre a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis — Foto: Graça Caldas/Arquivo pessoal

Tempo nublado no céu sobre a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis — Foto: Graça Caldas/Arquivo pessoal

Temporais

Há condições para temporais nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Essas instabilidades devem avançar pelo Oeste e Serra.

Esses temporais devem vir com intensas rajadas de vento, que podem passar dos 80 km/h. Há risco de destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.

Até o final da tarde, os temporais devem passar por todo o estado. As instabilidades devem ganhar mais força nesse período no Vale do Itajaí e Norte. Nessas regiões, a chuva pode vir mais intensa, causando risco de alagamentos e enxurradas pontuais.

Ressaca

Os ventos fortes também provocam agitação marítima e risco de ressaca e erosão costeira. As ondas podem ter picos de até 3,5 metros.

A partir da noite de quinta, não se recomenda a navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar até a noite de sexta (22).

A orientação também é evitar caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.

Recomendações

A Defesa Civil divulgou informações sobre como proceder durante o mau tempo. Em emergências, a população pode telefonar para 193, para chamar os bombeiros, ou 199, para a própria Defesa Civil.