Frente fria no Sul e ar seco ainda predomina no Brasil

Frente Fria

Nesta quarta-feira, uma frente fria se afasta para alto-mar na costa do Espírito Santo. Entretanto, outra frente fria se forma entre o Sul do Brasil e o Paraguai, espalhando nuvens de chuva sobre a Região Sul. Enquanto isso, a maior parte do país ainda é dominada pelo ar seco, que inibe a ocorrência de chuva.

Nuvens carregadas crescem na região norte devido ao calor e à umidade elevada. Outras nuvens de chuva surgem na costa leste do Nordeste, onde também há grande concentração de ar úmido.

Região Sul

A nova frente fria entre o Sul do Brasil e o Paraguai espalha nuvens carregadas sobre os três estados da Região Sul. No norte do Paraná, a nebulosidade aumenta, mas não deve chover. O centro-oeste e o sul do Rio Grande do Sul passam o dia com períodos de sol e muita nebulosidade, mas também sem chuva.

A região central do Rio Grande do Sul pode ter chuviscos. Já o litoral, a Grande Porto Alegre e o norte gaúcho, a região oeste, o centro e o sul de Santa Catarina, e também a região de Foz do Iguaçu, no Paraná, ficam com predomínio de céu nublado e várias pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de chuva forte nessas regiões.

Na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e na maioria das áreas do Paraná, o sol aparece, mas também ocorrem pancadas de chuva ao longo do dia. Porto Alegre terá chuva com períodos de sol, e a temperatura ficará amena em praticamente toda a Região Sul.