Gripe: Vacinação liberada para todos em SC

A Campanha de Vacinação contra a gripe foi ampliada em Santa Catarina. As doses remanescentes da vacina estão liberadas para aplicação em toda a população acima dos 6 meses de idade.

A medida segue recomendação feita pelo Ministério da Saúde (MS), na última terça-feira, 30 de abril, de utilizar as doses excedentes na população em geral.

Com a ampliação, a SES pretende reduzir o número de hospitalizações e casos graves causados pela doença. A cobertura vacinal no estado está em 32% e a meta recomendada pelo MS é de 90%.

A vacina previne os principais vírus influenza presentes no Brasil: Influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose, por isso a importância de se vacinar o quanto antes, evitando casos graves, hospitalizações e mortes por gripe.

Importante ressaltar que crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Para aquelas que também estão na faixa etária e nos municípios prioritários para aplicação da vacina contra a dengue, que é de 10 a 14 anos, o intervalo recomendado entre as doses da gripe e da dengue deve ser de 24 horas.