Se você entregou sua declaração de Imposto de Renda 2024 e percebeu um erro ou informação incompleta, não se preocupe. É possível fazer uma declaração retificadora sem pagar multas.
Entendendo a Declaração Retificadora
A declaração retificadora substitui todas as informações da declaração original. Portanto, é essencial ter cuidado, pois o valor do imposto a pagar pode mudar após a retificação. Após o prazo de entrega da declaração, você pode retificar no máximo cinco vezes e por até cinco anos. Contudo, isso é possível apenas se o documento não estiver sob fiscalização da Receita Federal. Em outras palavras, o contribuinte não pode estar sendo convocado pelo órgão para prestar contas.
Como Fazer a Declaração Retificadora
Pelo Programa do Imposto de Renda
- Abra o programa e clique em “Transmitidas”.
- Selecione a declaração a ser retificada e clique em “Retificar Declaração”.
- A declaração ficará disponível na aba “Em preenchimento”.
- Preencha o número do recibo de entrega da declaração original no campo “Declaração retificadora”.
- Faça as alterações necessárias.
- Envie novamente a declaração.
Pelo Site da Receita Federal
- Acesse o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) e informe os dados para login.
- Clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.
- Selecione o ano da declaração a ser retificada e clique em “Preencher Declaração Online”.
- Na nova aba, clique em “Retificar Declaração”.
- Faça as alterações necessárias.
- Envie novamente a declaração.
Não é possível corrigir informações das fichas de Atividade Rural, Ganhos de Capital, Moeda Estrangeira e Renda Variável.
Dicas para Quem Precisa Retificar
Apesar da possibilidade de retificar o documento diversas vezes, é recomendável fazer isso com atenção. Evite exagerar no número de alterações para não ter problemas com a Receita Federal. A declaração retificadora substituirá a original, então ela deve conter todas as informações corretas anteriormente declaradas, além das alterações.
Além disso, exceto para grupos prioritários, a Receita considera a ordem de entrega da declaração para realizar o pagamento da restituição. Ao enviar a declaração retificadora, ocorre um novo processamento. Isso pode atrasar a data de recebimento da restituição, pois o contribuinte volta para o “final da fila”.
Além disso, após o período de envio, mantenha o modelo de tributação escolhido inicialmente e corrija apenas as informações equivocadas.
Seguindo essas orientações, você poderá retificar suas informações de maneira segura e eficiente, evitando complicações futuras com a Receita Federal.