• https://stream.loopert.com/229
  • 106 FM

Imposto de renda: Maior lote de restituição da história pode ser consultado

A partir desta quinta-feira (23), aproximadamente 5,6 milhões de contribuintes saberão se acertaram as contas com a Receita Federal. A consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 fica disponível a partir das 10:00. Este lote, além disso, inclui todos os contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber, bem como restituições residuais de anos anteriores.

Detalhes da Restituição

No total, 5.562.065 contribuintes receberão R$ 9,5 bilhões. Além disso, a Receita Federal destacou que destinará o valor prioritariamente a contribuintes idosos, professores e aqueles que usaram a chave Pix ou a declaração pré-preenchida.

  • Idosos: 2.595.933 contribuintes entre 60 e 79 anos.
  • Professores: 1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.
  • Declarações Anteriores: 886.260 contribuintes, totalizando mais de R$ 1 bilhão.
  • Chave Pix: 787.747 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF.

Consulta e Pagamento

Os contribuintes podem consultar a restituição na página da Receita ou no aplicativo disponível para tablets e smartphones. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”. O pagamento será realizado em 31 de maio, na conta ou chave Pix informada na declaração.

Se o contribuinte não estiver na lista, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar pendências. Caso haja, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

Resgate de Restituição

Se não depositada a restituição, os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil. Além disso, o cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento. Depois de um ano, o cidadão deve requerer o valor no Portal e-CAC, acessando “Declarações e Demonstrativos” e, em seguida, solicitando a restituição não resgatada.

Além disso, a Receita Federal reforça a importância de conferir os dados informados e acompanhar a situação da declaração para garantir o recebimento da restituição no prazo.