• https://stream.loopert.com/229
  • 106 FM

Inflação de maio sobe para 0,46%, influenciada pelos alimentos

A inflação oficial do país acelerou para 0,46% em maio, ultrapassando os 0,38% de abril, o acumulado é de 2,27% no ano. Alimentos impulsionaram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste período, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

O grupo alimentos e bebidas registrou alta de 0,62% em maio, contribuindo com 0,13 ponto percentual do IPCA. O aumento nos preços de tubérculos, raízes e legumes, especialmente da batata-inglesa, foi significativo.

André Almeida, gerente da pesquisa, atribui parte dessa alta à mudança das safras, afirmando que a oferta de batatas foi reduzida devido ao término da safra das águas e ao início mais lento da safra das secas.

Cebola, leite longa vida e café também registraram aumentos notáveis. O leite enfrenta período de entressafra e queda nas importações, enquanto os preços do café têm subido no mercado internacional.

Apesar da alta nos alimentos, a alimentação no domicílio desacelerou de 0,81% para 0,66% em maio, devido à queda nos preços das frutas, especialmente da banana.

A alimentação fora de casa teve aumento de 0,50%, acima dos 0,39% de abril. Habitação (0,67%) e transportes (0,44%) também influenciaram o resultado geral, com destaque para energia elétrica residencial e passagem aérea.