O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou na tarde deste domingo (21) que desistiu de sua candidatura à reeleição. O democrata publicou a decisão em suas redes sociais, surpreendendo o cenário político norte-americano.
“Embora tenha sido minha intenção procurar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país que eu desista e me concentre exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como Presidente durante o resto do meu mandato”, afirmou Biden.
Biden estava programado para enfrentar o republicano Donald Trump nas eleições presidenciais de 5 de novembro. Com a sua desistência, o partido democrata agora precisa indicar um novo candidato. Kamala Harris (Atual Vice-é a favorita, mas ainda não há uma definição oficial.
Nos últimos meses, Biden enfrentou pressões e críticas sobre sua aptidão e capacidade de cumprir mais um mandato de quatro anos. Incidentes em debates e entrevistas, onde Biden se confundiu várias vezes, intensificaram as dúvidas sobre sua cognição e saúde.
Apesar de resistir inicialmente às pressões, Biden acabou cedendo após conversas com líderes democratas, incluindo o ex-presidente Barack Obama e a ex-líder da Câmara Nancy Pelosi, que demonstraram insegurança com a continuidade de sua candidatura.