Jovens agricultores participam de capacitação

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) em parceria com as Unidades Técnicas Estaduais (UTE) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) realizou oito cursos de Capacitação no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), de 6 a 10 de maio. Técnicos e o coordenador da Unidade Técnica Estadual de Santa Catarina, Hilário Gottselig, desenvolveram as atividades em 6 cidades:
São Miguel do Oeste, Xaxim, Videira, Mafra, Meleiro e Lages.

As atividades contaram com 827 participantes, sendo mais de 80% jovens até 30 anos, que estão adquirindo terras e promovendo a sucessão rural. As informações sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) foram atualizadas, possibilitando o financiamento de até R$ 280 mil. Os juros são de 0,5% ao ano, com bônus de 40% nas parcelas para os jovens agricultores, 2,5% para pessoas acima dos 30 anos e 4% para linha empreendedores. Todas as modalidades dispõem de 25 anos para pagar.

Segundo o coordenador Hilário Gottselig, a capacitação do PNCF é fundamental para que os trabalhadores rurais possam fortalecer a agricultura familiar e gerar renda. “O Programa inclui os jovens em capacitações e contribui para impulsionar a economia local e garantir a permanência no meio rural”, ressalta.

Além disso, o crédito fundiário já investiu mais de R$ 1,9 bilhão em Santa Catarina, beneficiando 15 mil famílias.

O que é o PNCF?

Portanto, o Programa Nacional de Crédito Fundiário proporciona a oportunidade de adquirir terra por meio de financiamento e incentiva atividades agrícolas, fortalecendo a agricultura familiar.