Menino constrói própria igreja em São João do Triunfo e sonha ser padre

Lucas Gordia Andrade, de 17 anos, é de São João do Triunfo, Paraná, e sonha em ser padre. Ele entrou para o seminário neste ano, mas seu desejo pelo sacerdócio existe desde pequeno. Desde a pré-escola, Lucas brincava de rezar missas e, aos seis anos, decidiu que queria ter sua própria igreja. Seus pais apoiaram a ideia e, aos 13 anos, ajudaram-no a construir uma capela no terreno da casa da família.

Igreja particular Lucas Deseja ser Padre
Lucas no seminário – (Foto/Divulgação Internet)

A IGREJA

A Capela Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora da Conceição tem cerca de oito metros de altura. Lucas, com o apoio dos investimentos da família, construiu a capela inspirada no estilo neogótico. Pedreiros amigos da família seguiram suas orientações e ajudaram na construção.

Igreja na sua parte externa
Parte externa da Igreja – (Divulgação)

No início de 2024, Lucas ingressou no Seminário São João Paulo II, em União da Vitória, onde estuda em regime de internato. Enquanto isso, a administração da capela foi assumida pelos pais.

Os pais de Lucas, agricultores, realizaram o sonho do filho construindo a capela no próprio terreno. A construção, que custou cerca de R$ 30 mil, contou com a ajuda de familiares. O avô materno doou tábuas de cedro para o altar e ajudou na obra. A capela foi construída conforme as ideias de Lucas e a experiência dos pedreiros.

O interesse pela religião vem de família. Lucas não foi o primeiro a ter uma capela própria; os avós de seu pai também construíram uma igreja. Desde pequeno, Lucas demonstrava interesse pelos ritos e imagens da igreja católica. Sua mãe, Emiliane, conta que ele preferia comprar imagens religiosas em vez de brinquedos.

Os pais de Lucas sentem saudades, mas também orgulho pela escolha do filho. “Nós sempre apoiamos as decisões dele e só temos que agradecer a Deus por ter esse menino de ouro na nossa vida”, afirma Emerson, pai de Lucas.