Micael Kowalski, jovem de 23 anos, natural de São Mateus do Sul, está vivendo um sonho que muitos considerariam inalcançável. Neste fim de semana, ele desembarcou na Polônia para se juntar à prestigiada companhia de dança folclórica, a Zespół Pieśni i Tańca “Śląsk” im. Stanisława Hadyny, na cidade de Koszęcin.
A paixão pela dança não é novidade para Micael. Desde criança, ele participou do grupo folclórico polonês Karolinka em sua cidade natal, onde aprimorou suas habilidades e se envolveu profundamente com a cultura de seus antepassados.

Convite inesperado e o início da jornada
O convite para fazer parte da companhia polonesa veio após Micael passar por testes e cursos em Curitiba. Durante essas aulas, ele chamou a atenção do diretor artístico da companhia, que logo perguntou se ele tinha interesse em realizar o sonho de dançar profissionalmente. “Ele me perguntou se eu gostaria de dançar na companhia, se eu tinha esse sonho, porque eles estavam precisando de caras altos”, contou Micael em entrevista à RDX.
Ainda surpreso com a oportunidade, Micael começou a se preparar, intensificando seus estudos de dança clássica e até mesmo do idioma polonês, para garantir que estivesse pronto para o desafio. “Aqui na Polônia, os bailarinos são formados e recebem para dançar”, compartilhou.
Orgulho para São Mateus do Sul
Iris Janoski, coordenadora do Grupo Karolinka, expressou o orgulho que sente por ver Micael alcançar esse marco. Para ela, ele representa não apenas o grupo folclórico, mas também todos os descendentes de imigrantes poloneses da região. “Ele está representando todas as gerações do Karolinka e também toda a população de São Mateus do Sul”, declarou Iris.
Além disso, o apoio da família também foi crucial para o sucesso de Micael.
Agora, Micael já está na Polônia, pronto para viver essa nova fase de sua carreira. Ele não está sozinho na empreitada, já que outros dançarinos brasileiros também foram selecionados para a companhia.
Com informações – Cláudia Burdzinski, Jornalista RDX FM – Portal RDX