Nova Linhagem da Variante Ômicron Surge no Brasil
Pesquisadores identificaram uma nova linhagem do vírus Sars-CoV-2, que se chama XEC, pertencente à variante Ômicron, em Santa Catarina. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) informou que essa linhagem transmite-se com mais facilidade, de acordo com dados internacionais. A variante também já apareceu no Rio de Janeiro e em São Paulo. A Secretaria de Saúde (SES) reforça que a vacinação permanece como a principal medida de prevenção e segue acompanhando a situação de perto.
O Laboratório de Vírus Respiratórios do IOC, referência para o Sars-CoV-2, detectou a XEC em amostras de dois pacientes do Rio de Janeiro, diagnosticados em setembro. Logo após, a Fiocruz publicou as sequências genéticas online. Outros grupos de pesquisa, então, incluíram genomas da XEC com amostras vindas de São Paulo e Santa Catarina.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu a XEC como uma “variante sob monitoramento” em 24 de setembro. Isso ocorreu devido às mutações encontradas no genoma da linhagem. Desde junho e julho de 2024, a variante tem sido associada ao aumento de casos na Alemanha e à sua rápida propagação pela Europa, Américas, Ásia e Oceania. Até 10 de outubro de 2024, a XEC já havia se espalhado por 35 países, com mais de 2,4 mil sequências genéticas registradas na plataforma Gisaid.