• https://stream.loopert.com/229
  • 106 FM

Novas regras para atestados médicos entram em vigor no Brasil

O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou nesta terça-feira (5) o Atesta CFM, uma nova plataforma online para validar atestados médicos no Brasil. A ferramenta visa combater fraudes na emissão de atestados e aumentar a segurança para profissionais da saúde, empregadores e cidadãos. O uso da plataforma será obrigatório a partir de 5 de março do próximo ano. Até lá, médicos terão um período de adaptação.

Para usar o Atesta CFM, os médicos devem se cadastrar no site atestacfm.org.br e se autenticar com certificado digital. A plataforma permite a emissão de qualquer tipo de atestado, incluindo os de saúde ocupacional, além de oferecer histórico e estatísticas dos documentos emitidos.

O cidadão também participa do sistema. Sempre que um atestado for emitido em seu nome, ele será notificado e poderá acessar um prontuário eletrônico com todos os seus atestados. O trabalhador ainda poderá autorizar o envio direto do documento ao empregador.

O Atesta CFM irá reforçar o controle dos atestados com biometria médica e validação digital, garantindo a autenticidade dos documentos. Segundo o CFM, fraudes em atestados causam prejuízos significativos para empresas, a Previdência Social e a população. Por isso, a plataforma busca mitigar essas perdas. Além disso, ela terá versões para tablets e celulares, que, por enquanto, aguardam aprovação nas lojas virtuais para liberação.