Onda de calor atinge SC nesta quarta-feira.

Uma onda de calor atinge Santa Catarina nesta quarta-feira (13), principalmente na região Oeste do estado. Será um dia de sol, com poucas nuvens e clima seco. Além disso, o ar estará com a sensação de abafamento devido à passagem de uma massa de ar seco.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um “alerta de perigo”, válido até o final da onda de calor, que deve acontecer na próxima sexta-feira (15).

O dia será predominantemente ensolarado em todo o Estado devido à presença de um sistema de alta pressão que influencia o Sul do Brasil. No entanto, durante a madrugada e início da manhã, é possível a formação de nevoeiros em áreas específicas, como no Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí, dissipando-se nas primeiras horas do dia.

Com relação às temperaturas, as mínimas serão mais amenas durante o amanhecer. Para as regiões do Meio-Oeste, planaltos e Grande Florianópolis Serrana, elas variarão entre 8°C e 17°C.

Vai dar Praia!

Nas demais áreas, as temperaturas oscilarão entre 15°C e 23°C. No entanto, à tarde, as temperaturas subirão consideravelmente. No Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, elas atingirão valores entre 28°C e 38°C. Enquanto isso, nas demais regiões, estarão entre 24°C e 30°C.

O risco associado a insolação e desidratação é baixo a moderado, sendo aconselhável precauções para manter-se hidratado e protegido do sol durante o dia.

O vento soprará com intensidade fraca a moderada, apresentando direções variadas. Além disso, rajadas de até 50 km/h podem ocorrer nas áreas costeiras do Litoral Sul e da Grande Florianópolis.

Planalto Norte com Temperaturas altas

Litoral Norte:

  • Temperatura Mínima: 15.3°C
  • Temperatura Máxima: 32.6°C
  • Condição do Tempo: Ensolarado