Primeiro Frio do Outono

Nos próximos dias, o Brasil sentirá a primeira queda de temperatura acentuada do outono. A massa de ar frio de origem polar que vai causar o primeiro frio de outono, chega ao país pelo interior do continente, o que aumenta seu poder de resfriamento e facilita o espalhamento do ar frio por áreas do interior do Sudeste e do Centro-Oeste.

Pela primeira vez em 2024 poderemos ter geada nos três estados da Região Sul do Brasil. Várias capitais do centro-sul do país poderão estabelecer novos recordes de baixa temperatura para este ano.

Frio chega no Brasil/Divulgação
Frente fria e ciclone extratropical

A frente fria que vai trazer a massa de ar frio continental se forma na terça-feira, 16 de abril, entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina, associada a um forte e grande ciclone extratropical. 

Este ciclone extratropical não vai avançar para o Brasil, mas terá um papel importante na queda da temperatura nos próximos dias, pois ficará próximo da costa da Argentina até a quinta-feira, represando o ar gelado no norte deste país.

O centro (região mais fria) da massa de ar frio de origem polar passará sobre o Sul do Brasil durante a quinta-feira, 18 de abril.

Quando ocorre a queda da temperatura?

Entre a noite do dia 16 de abril e a segunda-feira, 20 de abril, vários estados do Brasil sentirão gradualmente os efeitos dessa massa de ar frio de origem polar. Consequentemente, é esperado um declínio nas temperaturas. Essa mudança será especialmente perceptível nas regiões sul e sudeste do país. Ademais, é importante ressaltar que essa diminuição das temperaturas pode ocorrer de maneira progressiva.

Região Sul

– frio acentuado entre os dias 17 e 20 de abril

Região Sudeste

– São Paulo: queda da temperatura entre 18 e 20 de abril

– Rio De Janeiro: queda da temperatura entre 18 e 20 de abril

– Sul de Minas Gerais/Zona da Mata Mineira: queda da temperatura entre 18 e 20 de abril; Triângulo Mineiro também terá resfriamento suave nestes dias; região de Belo Horizonte e também centro-norte de Minas devem sentir ligeira queda da temperatura nos dias 19 e 20 de abril.

– Espírito santo terá ligeira queda da temperatura nos dias 19 e 20 de abril

Região Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul: ar frio atua entre os dias 17 e 19 de abril

Mato Grosso: queda da temperatura suave no sul e oeste do estado (inclui Cuiabá e Rondonópolis) entre 17 e 19 de abril

Goiás: ligeira queda da temperatura entre 18 e 20 de abril, especialmente no sul do estado

Distrito Federal: ligeira queda da temperatura nos dias 19 e 20 de abril 

Geada

Pela primeira vez este ano, há expectativa de frio intenso, o que pode causar geada, mas apenas na Região Sul do Brasil. O fenômeno deve ocorrer nos dias 18 e 19 de abril. Nas áreas mais elevadas da serra do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná, são esperadas as temperaturas mais baixas. No entanto, não há condições para geada no Sudeste nem no Centro-Oeste.