Receita federal: Consulta ao Lote Residual de Restituição do IR

A Receita Federal inicia hoje, quinta-feira (21), a consulta a mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física. Cerca de 206 mil contribuintes que estavam retidos na malha fina e resolveram sua situação com o Fisco receberão um total de R$ 339 milhões.

No próximo dia 28, o pagamento será creditado na conta informada na declaração do Imposto de Renda.

205.930 contribuintes que declararam em anos anteriores foram beneficiados.. Dentre esses, 4.201 possuem mais de 80 anos.

Adicionalmente, há 106.096 contribuintes sem prioridade legal que foram contemplados, mas que receberam prioridade devido ao uso da declaração pré-preenchida ou por optarem pela restituição via Pix. Por fim, 56.778 contribuintes não prioritários também foram incluídos.

Os contribuintes podem realizar a consulta na página da Receita Federal na internet. Basta acessar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”. Além disso, é possível fazer a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Caso o contribuinte não esteja incluso na lista, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, em seguida, verificar o extrato da declaração. Se houver pendências, pode corrigi-las através de uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

“Os valores serão disponibilizados pelo Banco do Brasil para resgate por até um ano, caso a restituição não seja depositada na conta informada na declaração..”

O cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco.