Safra de inverno deve ser melhor do que a anterior em SC

O Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) divulgou, nesta segunda-feira, 17, as estimativas iniciais para a safra de inverno 2024/2025. Segundo os dados, haverá uma redução na área plantada de alho, cebola, trigo e cevada, mas a produtividade desses produtos deve aumentar. Apenas a cultura da aveia terá crescimento na área plantada.

O analista João Alves atribui o aumento da produtividade à previsão de menos problemas climáticos em comparação à safra anterior, afetada por excesso de chuva. As informações são baseadas no histórico das safras catarinenses e nas intenções dos produtores, com dados atualizados semanalmente.

O presidente da Epagri, Dirceu Leite, destaca a importância de divulgar dados corretos e confiáveis para auxiliar os agricultores na tomada de decisões. O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, afirma que essas informações são fundamentais para a formulação de políticas públicas.

O trigo continua sendo o principal cereal de inverno em Santa Catarina, com uma previsão de produtividade 54% maior. A aveia terá um crescimento de 3% na área plantada, enquanto a cevada e o alho sofrerão reduções significativas. Já a produção de cebola deve aumentar 29%, mesmo com uma área plantada 6% menor.