Santa Catarina é destaque na produção e consumo de vinho no Brasil

Cidades da Serra Catarinense como São Joaquim, Urupema e Ubirici estão entre as maiores produtoras de vinho no Estado.

Santa Catarina vem se consolidando como um importante polo vitivinícola no Brasil. Atualmente, o estado está entre as principais regiões produtoras e consumidoras de vinhos do país.

A bebida está entre as principais preferências dos brasileiros e também dos catarinenses. Por esse motivo, vamos destacar dados sobre o perfil do consumidor do vinho e das regiões catarinenses que se sobressaem pela produção do vinho.

Produção de vinhos catarinenses

Santa Catarina é um dos principais produtores de vinhos do país e atualmente conta com 527 vinhedos distribuídos em 15 cidades. De acordo com estudo feito pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a serra catarinense é a região maior produtora da bebida, com destaques para as cidades de São Joaquim, Urupema, Bom Retiro, Urubici e Campo Belo do Sul.

Em relação as variedades de vinho mais consumidas, o vinho tinto é o preferido. Os vinhos dos tipos branco, rosé, espumante e fortificado fecham a lista das cinco variedades preferidas pelos catarinenses.

Ainda  segundo a pesquisa feita pela IFSC, mais da metade das pessoas que consomem vinho (incluindo o público feminino e masculino) tem renda superior a R$ 5.501,00 e 68% possuem pós-graduação.

No momento da compra da bebida, os amantes do vinho podem levar diferentes questões em consideração antes de consumir o vinho. Entre eles estão o sabor, aroma, país de origem, tipo de uva utilizada e o preço.

Consumo de vinhos no Brasil

O Brasil ainda não está entre os países que mais produzem vinhos. No entanto, a média de consumo da bebida tem aumentado. De acordo com a Organização Internacional do Vinho (OIV), em 2020, foram consumidos 4,3 milhões de litros de vinho no Brasil, o que representa 2% do consumo mundial.
Com a expansão da produção da bebida e da cultura vinícola espera-se que o consumo dos vinhos aumente, nos próximos anos, no Brasil, incluindo em Santa Catarina.