Santa Catarina somou mais de 100 mil vagas de empregos em 2023

Entre janeiro e novembro de 2023, foram criadas 101.062 vagas com carteira assinada em Santa Catarina, o quinto lugar em geração de empregos no Brasil e número maior que todo ano de 2022, quando o saldo foi de 90.768. O estado ficou atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Em novembro, Santa Catarina gerou 6.672 vagas. Os dados foram divulgados pelo Governo Federal, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O setor de serviços foi o que liderou a criação de vagas em 2023, com um saldo de 57.374. Em seguida aparecem os setores da indústria (16.486), comércio (12. 924) e da construção (11.245). Os dados de dezembro serão divulgados no final de janeiro.

O governador Jorginho Mello destaca que os resultados são robustos e que o Estado tem trabalhado para a geração de ainda mais postos. “Somos referência nacional quando o assunto é emprego e esses dados são consequência da nossa força produtiva, de um povo empreendedor, criativo e que confia no estado pra investir aqui”, afirma.

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, são muitos os motivos para esse resultado positivo. “Estamos enfrentando problemas econômicos no Brasil e no mundo, mas o povo catarinense é trabalhador por natureza e nosso estado possui regiões bem desenvolvidas, um atrativo muito importante. Nós buscamos atuar como parceiros do setor produtivo, auxiliando na atração de novos negócios”.