São João Padroeiro de Três Barras: Conheça a História!

Hoje é dia de São João, padroeiro da cidade de Três Barras, e você fica sabendo agora por que João Batista foi escolhido para abençoar e dar nome à Paróquia (Igreja Matriz) da cidade.

Tudo começou com Rosa Pacheco de Santos Lima, esposa do Coronel Leocádio Pacheco dos Santos Lima.

São João: Rosa Pacheco e leocádio
Rosa e Leocádio – Foto acervo da internet Sidney Pacheco

Leocádio era filho de Leocádia Ferreira Maciel e João Pacheco dos Santos Lima. João Pacheco foi um chefe político de grande prestígio, exerceu o mandato de Deputado Estadual e foi um dos fundadores da cidade de Três Barras.

João Pacheco dos Santos Lima
João Pacheco dos Santos Lima, um dos Fundadores de Três Barras – Foto acervo da internet Sidney Pacheco

Viva São João! A escolha do nome “João Baptista”

Relatos da família Pacheco contam que Rosa e Leocádio tinham muitas terras e em uma dessas propriedades, havia um rancho onde o Monge João Maria andava e dormia.

Monge João Maria – Foto reprodução Internet

Dona Rosa estava grávida, esperando seu filho, e quando nasceu, o batismo aconteceu em casa pelas mãos do Monge, além disso, ele deu nome à criança. O nome escolhido? João Baptista!

João Baptista – Foto acervo da internet Sidney Pacheco

Rosa dos Santos Lima e Leocádio Pacheco dos Santos Lima eram primos em primeiro grau. Casaram-se em 28 de abril de 1900 e tiveram cinco filhos: Firmino Pacheco Sobrinho, Leocádia Pacheco, João Baptista Pacheco, Oséias Pacheco e Leocádio Pacheco dos Santos Lima Filho.

O Coronel, mais tarde, comprou as terras do agora Bairro Zilda Pacheco* (Argentina) e construiu uma igreja com duas torres para Dona Rosa, que era muito religiosa.

*Zilda Pinto Pacheco (1910-2002) e João Baptista Pacheco casaram-se em 2 de Janeiro de 1926
Foto acervo da internet Sidney Pacheco

Dona Rosa “batizou” a igreja com o nome de São João Batista, em homenagem à escolha do nome de seu filho pelo Monge João Maria. Uma parte dessa igreja está hoje no cemitério municipal de Três Barras.

Primeira Igreja com nome São João Batista
Primeira Igreja com nome São João Batista em Três Barras – A foto que foi gentilmente cedida por Sueli Madeira, faz parte do Acervo da Família de Luiz Cezar Pacheco

A escolha do nome João Batista para a primeira igreja, assim como a devoção pelo santo que batizou Jesus tornaram ele o padroeiro do município.

Matéria: Diego Fernando Küchler
Contribuição: Professora Sueli Madeira e família Pacheco