Sarna: Balneário Camboriú enfrenta surto de casos.

A cidade de Balneário Camboriú enfrenta um surto de escabiose, também conhecida como sarna. Os casos aumentaram e mais de 40 crianças estão contaminadas. A prefeitura suspendeu as aulas em duas unidades de ensino. Na creche Sementes do Amanhã, 36 pessoas estão contaminadas, incluindo três funcionários. A Secretaria de Saúde municipal informou que o surto começou no dia 10 e, dois dias depois, a creche reabriu. No entanto, novos casos fizeram a unidade fechar novamente para limpeza e dedetização.

A Secretária de Saúde, Caroline Prazeres, disse que a falta de cuidado rigoroso no tratamento contribui para o surto. No Núcleo de Educação Infantil Rio das Ostras, mais cinco casos foram diagnosticados, e as aulas foram suspensas. Ambas as unidades devem retomar as aulas na próxima segunda-feira (24). A prefeitura orienta os pais a procurar unidades de saúde ao perceberem os primeiros sintomas. O município fornece medicamentos gratuitamente para quem tiver receituário.

A sarna é uma doença contagiosa causada por ácaros, provoca coceira intensa e pode causar infecção na pele. A transmissão ocorre facilmente em ambientes fechados. O tratamento inclui pomadas, loções, sabonetes, remédios e esterilização de roupas.