A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, adiou para quarta-feira (28) o lançamento da missão privada Polaris Dawn, que inclui uma caminhada espacial. O adiamento ocorreu após a equipe da empresa detectar um vazamento de hélio. Segundo a SpaceX, tanto o foguete Falcon 9 quanto a cápsula Crew Dragon estão em boas condições, e a tripulação segue pronta para a missão de vários dias na órbita baixa da Terra.
Detalhes da Missão
O lançamento da Polaris Dawn, inicialmente previsto para terça-feira (27), agora está agendado para quarta-feira, às 4h38 da manhã, horário de Brasília. Outras duas janelas de lançamento estão programadas para as 6h23 e 7h09, se necessário. Caso ocorra algum imprevisto, o lançamento poderá ser adiado novamente para quinta-feira (29).
Kiko Dontchev, vice-presidente de lançamentos da SpaceX, elogiou a equipe por identificar o problema a tempo. “Nada é mais importante do que a segurança dos nossos astronautas e a confiabilidade dos nossos veículos e operação”, afirmou Dontchev.
Objetivos e Inovações
A missão Polaris Dawn planeja levar quatro passageiros em um voo de cinco dias, partindo do Kennedy Space Center, na Flórida, Estados Unidos. Além da caminhada no espaço, a missão busca atingir uma altitude de até 1.400 km, o ponto mais distante da Terra alcançado por humanos desde o programa Apollo, encerrado pela Nasa em 1972. No terceiro dia da missão, dois dos tripulantes poderão sair da nave e flutuar no espaço a cerca de 700 km da Terra.
Essa missão faz parte do programa Polaris, liderado pelo bilionário Jared Isaacman, um dos passageiros deste voo. A SpaceX ainda planeja outros dois voos dentro dessa iniciativa, incluindo um com a Starship, a maior nave espacial do mundo, marcando um importante avanço no turismo espacial.